Torções senegalesas - 60 maneiras de virar a cabeça rapidamente

As torções senegalesas, também conhecidas como torções de corda, são um estilo de proteção que não é apenas utilitário, mas também serve como um acréscimo notável a qualquer rotina de modelagem de cabelo. Quando o cabelo precisar de uma pausa ou descanso, principalmente devido a tratamentos agressivos / produtos químicos ou danos causados ​​pelo calor, tente estilos de torção por sua versatilidade e elegância. As torções podem ser desgastadas para cima ou para baixo, trançadas ou atadas; para o escritório ou chutá-lo, este estilo é um must-have na gama de cabelo de qualquer senhora.

Perguntas frequentes sobre penteados torcidos senegaleses

Como fazer torções senegalesas >Que tipo de cabelo é usado? Todos os estilos usam cabelo Marley ou cabelo Kanekalon. Ambos podem ser encontrados na maioria das lojas de produtos de beleza.



Que tipo de estilo você pode alcançar depois de ter as reviravoltas? Existem muitos estilos criativos e inspiradores, incluindo updos, torções fluidas e estilos half up. Confira as idéias abaixo.

# 1: Torcido pela metade

half up ponytail for Senegalese twists

Instagram / @luscioushairbraiding

Exibindo o rosto, este meio adiciona um toque distinto. É outro estilo fácil, feito para uma mulher ocupada ou uma mulher que deseja baixa manutenção mas cabelo atraente.

# 2: Pão alto, lados raspados

Apresentando torções senegalesas médias em tons com esplendor dourado, este estilo atrai para ser visto. Um nó alto alto com designer lados raspados, esse visual é para uma mulher que quer ser nervosa. Viu algumas peças bordô colocadas aleatoriamente? Você pode adicionar um pouco de tempero à sua cor de base.

Senegalese twists with side undershaves

Fonte



# 3: trança moicano

Sendo inicialmente um símbolo de rebeldia, Mohawk agora pode ser considerado um grampo na coleção de penteados femininos afro-americanos. Os lados raspados tornam o Mohawk ainda mais ousado e a trança torcida adiciona um elemento caprichoso ao visual. Então, você obtém um estilo que é ousado e feminino.

mohawk updo with Senegalese twists

Fonte

# 4: Reviravoltas

Esse estilo bonito manterá seus longos cachos afastados do seu rosto e é muito mais exclusivo do que outras opções de estilo que atingem o mesmo efeito. Para experimentá-lo, puxe todo o seu cabelo para um lado, criando um golpe e prenda-o nas costas.

Half Updo For Senegalese Twists

Fonte



# 5: Bolo Grosso de Rosquinha

Aqui está um updo simples e bonito para uma mulher que prefere manter suas reviravoltas fora do caminho, ou para uma mulher que deseja um estilo fácil com panache. O coque grosso pode ser usado no topo da cabeça e é melhor para torções senegalesas médias a grandes.

golden blonde and black Senegalese twist bun updo

Fonte

# 6: O Arco Hi-Bun

Um coque alto que cai frouxamente em um arco feminino é um ótimo complemento para o repertório capilar de qualquer garota em movimento. Perfeito para torções médias a grandes, é para quem quer ter um penteado vanguardista sem todo o barulho.

bow updo for Senegalese twists

Fonte



# 7: Aparência fácil de torções de peças laterais

Como você deve pentear o cabelo? Jogue isso de lado e traga uma atitude de cabelo comprido - não se importe, duh! A parte mais profunda sempre anda de mãos dadas com as torções senegalesas. Considere isso como sua nova aparência todos os dias e experimente outras opções para eventos especiais ou noites fora.

Long Highlighted Senegalese Twists

Fonte

# 8: Long Auburn Ropes

Se você quer mudar a cor do cabelo, mas está preocupado com a condição dele, os fios coloridos podem ser uma ótima solução para você. Escolha tons adequados ao seu tom de pele e cor dos olhos.

Long Auburn Ropes

Fonte



# 9: Grandes reviravoltas com destaques

Sim garota! Torções de corda grossa estão entre as coisas mais chiques que se possa imaginar. Isso foi feito com perfeição - é incrível! Para uma visão única de grandes reviravoltas senegalesas, adicione alguns destaques leves. Para uma cor lisonjeira com cabelos pretos, tente caramelo ou areia, em vez de loiro claro.

Black Senegalese Twists With Blonde Highlights

Instagram / @braidsbyguvia

# 10: Updo do nó senegalês

Quanto às fotos de opções de estilo elegantes, este é um dos melhores que já vimos! O updo escultural exclusivo ficará incrível emparelhado com um vestido elegante (ou até jeans e saltos). As torções de corda são imbatíveis para criar pãezinhos grandes.

Knotted Bun For Rope Twists

Instagram / @luscioushairbraiding



# 11: Micro Twists deslumbrantes

Penteados com micro tranças pode ser absolutamente livre de problemas. Uma das melhores coisas a fazer com torções de corda é deixá-las para baixo (especialmente depois de as ter comprado para que o seu couro cabeludo tenha tempo de se ajustar). Se você quiser experimentar um novo estilo logo após a colocação, opte por um pônei com metade fácil.

Half Updo For Thin Senegalese Twists

Fonte

# 12: Pão Trançado nas Costas

As torções extra-longas acentuam a elegância do pão. Desta vez, é um coque relaxado que é trançado ou torcido livremente. Isso não leva tempo para criar e os resultados são bastante impressionantes. Por que não usar esse estilo para um primeiro encontro?

half up bun for thin melange Senegalese twists

Fonte



# 13: Senegalês torce moicano

Se você quer algo realmente diferente, que tal um moicano com torções senegalesas? Claramente um momento YOLO aqui! Com esse visual, você pode deixar todo o cabelo cair para o lado ou puxá-lo de volta para um coque. Um rabo de cavalo alto também seria uma ótima opção.

Senegalese Twists With Undershave

Fonte

# 14: Torções de meio rabo de cavalo altas

Essas tranças senegalesas parecem super legais. Para imitar o estilo dela, peça ao seu braider grandes voltas e opte por algo com cores também. Você pode criar torções de sotaque da maneira que quiser, mas uma loira de tom frio é definitivamente uma boa opção se você quer parecer moderno e urbano.

Chunky Senegalese Twists

Fonte



# 15: Pão de meias senegalês

Torções de corda criam os pães mais bonitos com facilidade. O cabelo é fácil de moldar, os estilos ficam bem colocados e as torções em si criam um interesse visual no meia coque. Para uma aparência solta como esta, não coloque o cabelo em um rabo de cavalo antes de torcer um coque. Em vez disso, faça tudo em uma única etapa usando um suporte de rabo de cavalo.

Bun For Thin Rope Twists

Fonte

# 16: Torções marrons mel

Torções de pequeno a médio porte são uma ótima opção para um estilo mais sutil. Se você quiser experimentar uma nova cor, mas não quiser nada que pareça muito louco, vale a pena considerar um marrom quente e macio como este. A cor tem um subtom avermelhado e vai iluminar o seu look ao mesmo tempo que parece natural.

Light Brown Senegalese Twists

Fonte



# 17: Pônei Senegalês Bonito

Nada deixa um rabo de cavalo mais bonito do que torções de corda. A plenitude é um fator invejável para praticamente qualquer estilo - mas não mais do que para um rabo de cavalo. Para obter uma altura lisonjeira, coloque o rabo de cavalo bem alto na parte de trás da cabeça. Manter as pontas dos cabelos desarrumadas cria uma aparência mais suave (e menos desgrenhada).

Ponytail For Rope Twists

Fonte

# 18: Torções senegalesas enroladas

Garota de sorte! Estes torções de corda bizarras são os mais bonitos que já vimos. O benefício de fazer pequenas reviravoltas é que você não recebe peças longas no final. Em vez disso, as espessuras superior e inferior são mais uniformes. Para experimentar a bandana traseira fofa, basta escolher algumas reviravoltas nas têmporas e amarrá-las.

Long Curly Senegalese Twists

Fonte



Nº 19: Aparência senegalesa lateral

Aqui está uma opção de estilo real que manterá o cabelo fora do rosto de uma maneira muito mais especial do que um rabo de cavalo. Para experimentá-lo, divida seu cabelo ao meio. Pegue o cabelo de um lado e cruze-o para trás. Em seguida, pegue a outra seção e cruze-a novamente. O peso das torções longas mantém tudo no lugar.

Ombre Senegalese Twists

Fonte

# 20: Torções Senegalesas Formal Updo

Uma torção senegalesa média é a mais fácil para criar updos. Torções pequenas podem ser escorregadias sem muita preensão, enquanto as grandes são muito difíceis de manipular em estilos complexos. Portanto, se você tem um evento chegando, pode optar por uma torção de corda de largura média.

Low Updo For Rope Twists

Fonte



# 21: Tranças brilhantes e ousadas

Uma das melhores coisas sobre penteados protetores é que você pode mudar sua cor sem danificar suas madeixas naturais! Tons de vermelho são particularmente lisonjeiros em tons de pele mais escuros, e você só se compromete com a cor escolhida enquanto os fios estiverem instalados.

Layered Side Swept Burgundy Twists

Instagram / @the_braid_lounge

# 22: Duas voltas de tom com nó superior

Os melhores jogadores ainda são um dos nossos estilos favoritos, e essas torções senegalesas com um coque perfeito até a metade não são exceção. Quando você usa destaques para quebrar suas longas torções escuras, a aparência final definitivamente ganha pontos de estilo, independentemente de como você estiliza suas extensões.

Half Up Bun For Senegalese Twists

Instagram / @shaylastyles_



# 23: Senegalês Jumbo com corte lateral

Se você está ansioso para experimentar reviravoltas que não são apenas médias, comece com um senegalês enorme. Espirais maciças levam menos tempo para serem feitas e oferecem a você a chance de experimentar cores de cabelo que normalmente seriam difíceis de manter. Depois que o cabelo estiver assentado, brinque com a separação para encontrar a aparência perfeita. Uma boa idéia é coordenar sua parte lateral com o canto externo do olho, se você gosta de usar delineador e deseja acentuar as maçãs do rosto.

Long Chunky Senegalese Twists

Instagram / @dayelasoul

Nº 24: Micro tranças com extremidades desfeitas

Pode levar muito tempo, mas você ficará feliz por ter esperado quando suas micro tranças estiverem completas. Divididos em seções extra pequenas, você precisará ter muita paciência, pois cada pequena trança precisará ser meticulosamente instalada. Um preço que vale a pena pagar se você quiser um penteado lisonjeiro, feminino e gerenciável.

Black Thin Side Swept Twists

Instagram / @romehair



# 25: Bobinas práticas com pontas enroladas

Você não perceberá a versatilidade das torções senegalesas até experimentá-las. Puxe a parte superior para cima em um meio rabo de cavalo para um penteado rápido do dia a dia - ou para mostrar um par de brincos incríveis!

Medium To Long Curly Twists

Instagram / @grip_and_twist

# 26: Senegalês curto na moda

O cabelo curto está tendo um momento, então não é nenhuma surpresa que vimos estilos curtos senegaleses superlegais aparecendo em todos os lugares. Limpo e preciso, cortes bob-length com bordas rombas estão na moda e podem ser enfeitadas com punhos de metal.

Asymmetrical Bob With Senegalese Twists

Instagram / @saythelees



# 27: torções senegalesas médias com algemas

Elegante e atemporal, há uma razão pela qual muitos retornam à torção senegalesa média. Cabelos mais lisos, como Kanekalon ajudará a alcançar um acabamento profissional super suave se você quiser desfrutar daquela sensação de 'sair do salão' todos os dias.

Side-Parted Long Senegalese Twists

Instagram / @alexianna_styles

# 28: Penteado encaracolado longo

Entediado com seu estilo de torção senegalesa direto? Atualize-o com cachos! As hastes flexíveis são ótimas para criar ondas sem danificar suas extensões. Simplesmente enrole as hastes, amarre um lenço de seda em volta da cabeça para se proteger e tenha uma boa noite de descanso. De manhã, remova as hastes para revelar lindos cachos saltitantes!

Black And Burgundy Curly Twists

Instagram / @hair_be_poppin



# 29: Updo senegalês elegante

Podemos levar um minuto para apreciar esse updo incrível? Elegante, mas de vanguarda, adoramos o enorme bolo que fica no alto da cabeça. É fácil conseguir isso, torcendo e protegendo com grampos grandes. Simples, mas lindo!

Top Bun For Senegalese Twists

Instagram / @ tupo1

# 30: Tranças lisas com separação lateral

Você sabia que uma vez instaladas, as tranças de corda podem durar até 8 semanas? Mantenha-o atento ao longo do tempo, borrifando regularmente os comprimentos com um hidratante à base de óleo. Óleo de rícino preto jamaicano é particularmente eficaz em manter o couro cabeludo nutrido.

Layered Side Parted Senegalese Twists

Instagram / @vanaturalhair



# 31: Metade acima de metade tranças para baixo

Se sua crina precisa de um pouco de descanso e recuperação, as torções senegalesas de comprimento médio são ideais para crescer e proteger os cabelos com textura afro. Longe de ser restritivo, você será mimado pela escolha quando se trata de estilo também. Se você está de acordo com os melhores pontos, rabos de cavalo, torcidos ou trançados - você nunca ficará entediado.

Half Updo For Medium Senegalese Twists

Instagram / @grip_and_twist

# 32: Tranças de corda brilhantes em dois tons

Tranças de dois tons? Sim por favor! Um penteado loiro na cintura é simplesmente deslumbrante, com tons de azul brilhantes, adicionando uma explosão de personalidade. É ótimo para mulheres que desejam desfrutar de bloqueios muito longos sem uma rotina matinal de alta manutenção. Diga adeus à escovação e secagem!

Blonde Twists With Blue Highlights

Instagram / @darlingsalon



# 33: Meio rabo de cavalo com miçangas

Trabalhe garota! Um penteado super alto de meia para cima e para baixo torna os cabelos mais longos muito mais fáceis de manejar. Disfarce a faixa de cabelo enrolando alguns fios de corda em torno da base do seu pônei e não tenha medo de adicionar pequenas miçangas ou algemas para um pouco de brilho!

Ponytail Half Updo For Senegalese Twists

Instagram / @hair_be_poppin

# 34: Estilo meio levantado baixo

Este penteado torcido senegalês de baixa manutenção é tão cobiçoso. As torções grossas nas raízes e mais finas até as pontas são mais interessantes - elas ficam incríveis se você puxar o cabelo para cima em updos que exibam uma espessura variada das torções. Para todos os dias, experimente um rabo-de-cavalo discreto. Perfeito para trabalhar e se divertir.

Half Up Rope Twists

Instagram / @shaylastyles_



# 35: Pão com corte inferior

Ousada, corajosa e nervosa, por que não dar um mergulho e fazer um rebaixo? Se você preferir jogar pelo seguro, tente um corte na nuca. Pode ser facilmente escondido debaixo de madeixas compridas ou mostrado em toda a sua glória quando o cabelo está gasto. O corte inferior é para mulheres confiantes. Peça ao seu cabeleireiro para fazer a barba com um design personalizado que seja totalmente exclusivo e que combine com suas características faciais.

Undercut Senegalese Twists

Instagram / @starlinerz

# 36: Senegalês extralongo com divisão lateral

Se você tem muita coisa acontecendo agora, é improvável que sua rotina de cabelos esteja no topo da sua lista de tarefas. A beleza de um penteado protetor é que você ainda desfruta de mechas longas e dignas de swish, enquanto suas madeixas naturais são protegidas da tensão do estilo do dia a dia.

Long Brown Rope Braids

Instagram / @twistbycass



# 37: Tranças grandes de corda com lenço na cabeça

Não há nada como um bom acessório para imaginar seu estilo de torção senegalês. Lenços de cabeça e lenços de seda são muito lisonjeiros para as mulheres afro-americanas. Tente amarrar o seu em um nó descolado para adicionar pontos de estilo.

Senegalese Twists With A Head Wrap

Instagram / @ kersti.pitre

# 38: Senegalês grande com cor de destaque

Um grande senegalês com detalhes em azul é perfeito para a mulher que não tem medo de ser notada. Se você está ansioso para tentar algo um pouco diferente, tons de azul complementam o cabelo preto muito bem e são ultra lisonjeiros quando colocados ao longo da divisão.

Black Twists With Blue Highlights

Instagram / @_beauty_maker



# 39: Crochet torções senegalesas com pão

Se você não tiver muito tempo para instalar tranças, os penteados de crochê pode ser perfeito para você! Extensões pré-torcidas são enfiadas em linhas de milho para obter uma aparência completa e espessa. Você pode até adicionar faixas de cores contrastantes. Inteligente e rápido!

Senegalese Twists With Blonde Highlights

Instagram / @kiairastyles

# 40: Tranças coloridas de Ombre

Confira este toque super legal do Senegal. Considere isso se você quiser torções personalizadas. Mantenha os tons de cabelo naturais na raiz e peça ao seu estilista para tecer em um tom forte nas pontas. É uma maneira perfeita de adicionar detalhes discretos e perceptíveis à sua aparência.

Rope Braids With Purple Ends

Instagram / @afrikhana_shop



# 41: Entrançado Metade do Estilo

Uma das maneiras mais fáceis de manter suas reviravoltas fora do rosto é fazer um updo com elas. Se suas reviravoltas são coloridas, você deve tentar esse estilo, porque nessas cores entrançadas parece uma verdadeira obra de arte.

Plaited Half Up Style

Fonte

# 42: Pônei Intrincado

Para criar um penteado simples e interessante com suas reviravoltas, você não precisa necessariamente ir ao salão. Faça torções dos lados esquerdo e direito da cabeça e faça o meio updo mais fácil. Em seguida, amarre todas as outras torções em um volumoso rabo de cavalo. A vantagem de ter torções é que você nem precisa de elásticos para o cabelo. Você pode simplesmente amarrar suas torções. Legal!

Intricate Pony

Fonte



# 43: Pônei alto senegalês

A torção senegalesa é um deve tentar procurar cabelos pretos. É um estilo que tem um pouco mais de personalidade quando comparado à trança de caixa. Torções coloridas são sempre uma boa idéia. Portanto, se você está considerando um tom de vinho ou vermelho, saiba que a cor combina muito bem com as torções e com a maioria dos tons de pele escuros. Os desenhos raspados na parte de trás são um verdadeiro destaque!

Senegalese Twists With Nape Undercut

Instagram / @braidsbyguvia

# 44: Loiras com meia torção

As torções senegalesas de tamanho médio oferecem o melhor dos dois mundos: são mais rápidas do que as pequenas, mas são mais fáceis para os cabelos naturais do que os maiores. Colocar o cabelo pela metade é uma maneira muito fácil de modelar as torções que você pode vestir ou vestir.

Blonde Senegalese Twists

Instagram / @luscioushairbraiding



# 45: Penteado Torcido Amarrado

As torções senegalesas são uma excelente base para uma variedade de updos. Se você tem um evento chegando e quer experimentar algo elegante, peça ao seu estilista ou braider um updo amarrado como este. Para tentar você mesmo, comece com um rabo de cavalo, depois dê um nó, escondendo as pontas por dentro.

Bun Updo For Small Senegalese Twists

Fonte

# 46: torções senegalesas com coroa

Dos muitos estilos diferentes para torções senegalesas, a coroa é definitivamente uma que você deve dominar. Depois de baixá-lo, você se voltará para ele de novo e de novo - mesmo como uma aparência cotidiana. Comece de um lado da cabeça e torça o cabelo para trás e para baixo, gradualmente puxando novas mechas e, a seguir, amarre-o com o outro lado.

Halo Half Updo For Rope Twists

Fonte



# 47: Torções com detalhes marrons

Os penteados com torção senegalesa são bons estilos de proteção. Enquanto você deixa seu cabelo crescer natural, as torções irão adicionar muita personalidade ao seu look diário. As listras nesta versão são de um tom marrom quente - uma ótima opção para quem quer experimentar algumas peças de acentuação, mas não gosta do louro.

Thick Senegalese Twists With Thin Ends

Fonte

# 48: Senegalês com metade do topo do nó

Quem não ama um nó importante? No momento, nós estamos na moda, porque nos lembram nossas estrelas pop favoritas dos anos 90. As torções de corda criam os melhores coques porque há muito cabelo para trabalhar. Esse pode ser o seu novo visual favorito.

Half Up Bun For Black Twists

Fonte



# 49: torções senegalesas com lados raspados

Seja qual for o seu estilo, você deve ser fiel a ele. Se você não tem medo de se destacar, vá em frente. Esse estilo apresenta lados raspados e uma mistura de tranças torcidas do Senegal em tons de preto e caramelo. A sobreposição de uma cor em cima da outra proporciona uma vantagem ainda maior.

Mohawk Senegalese Twists With Undercuts

Fonte

# 50: Tranças Azuis por Dias

Com um nó superior assimétrico e duas tranças simples, este dramático estilo azul índigo exigirá atenção. Para uma mulher que não tem medo de ser um pouco ousada, é exatamente o que é necessário. Para conseguir essa textura, opte por torções finas com cabelos Kanekalon.

thin blue Senegalese twists with Kanekalon hair

Fonte



Nº 51: Chuvas roxas volumosas

Esse estilo de meia para cima e meia para baixo, com um nó nas costas e algumas maravilhosas torções roxas elétricas, é um estilo rápido e fácil para quem tem pouco tempo em suas mãos. As voltas grossas diminuem em direção à parte inferior, adicionando corpo à parte superior e às laterais da cabeça e oferecendo extremidades mais fáceis de manusear.

thick Senegalese twists with purple highlights

Fonte

# 52: Torções destacadas finas

Para um penteado de torção senegalês que não pesa sobre uma garota, escolha pequenas torções de corda com uma cor adicional para obter um efeito dramático. Como estilizar? Puxe as tranças de volta para um coque baixo para uma aparência mais séria, ou use-as livremente penduradas para deixá-las brilhar e dançar em volta dos ombros.

low bun for melange Senegalese twists

Fonte



# 53: Cordas negras com pontas excêntricas

Para animar as dezenas de torções negras de corvo e torná-las de aparência menos estrita, adicione várias cordas douradas e enrole toda a massa de suas madeixas nas hastes flexi. Com essa textura, seu cabelo ficará luxuoso tanto em um downdo quanto em um rabo de cavalo.

Jet Black Ropes with Kinky Ends

Fonte

# 54: Retração fácil

A torção clássica do Senegal em um estilo simples e despreocupado é apropriada para chiques de baixo estresse que requerem pouco ou nenhum esforço. Use torções de tamanho médio para um meio-rabo de cavalo gerenciável ou faça um pônei completo.

half pony with Senegalese twists

Fonte



# 55: Nó Duplo

É um nó duplo ou um coque duplo, empilhados delicadamente no topo das voltas em cascata da corda. Tão fácil quanto um único coque, é duas vezes impressionante e menos ousado. É uma reminiscência de um moicano e poderia ser o único se os nós se arrastassem até a nuca.

two buns half updo for Senegalese twists

Fonte

# 56: O Pônei Elegante

Quando você quiser um estilo sem estresse que possa ser feito em segundos, opte por um pônei elegante. Como estilizar? Use faixas de cabelo coloridas ou detalhes personalizados para personalizar este look clássico.

ponytail for Senegalese twists

Fonte



# 57: Sexy Slick-Back vermelho

Arrisque-se e vá para o vermelho. Uma cabeça cheia de torções senegalesas coloridas pode ser impressionante, mas para um toque moderno, experimente uma seção colorida no centro. Vermelho é paixão e drama, por isso seja audacioso e deixe o mundo saber. Seja diferente, qualquer cor seria igualmente atraente.

red and black melange Senegalese twists

Fonte

# 58: Baixa metade do updo

Como outros estilos de meia para cima e de meia para baixo, este brinca com reviravoltas senegalesas fracamente amarradas. Crie um rabo de cavalo simples, mas use apenas metade das suas torções. Este estilo funciona para um evento familiar ou um jantar casual com amigos.

Senegalese twists flip in half up ponytail

Fonte



# 59: torções croshet ombre

Mais uma maneira de tornar seu penteado único é adicionar madeixas ombre-ed. Cores ricas e contrastantes, mudança de cor suave e suave - você escolhe! De qualquer forma, essa atualização fará com que suas reviravoltas senegalesas pareçam mais interessantes e elegantes. Apenas tente!

Croshet Ombre Twists

Fonte

# 60: Goldie trava pedras

Se ao menos o Goldie Locks pudesse ter um estilo de torção senegalês tão impressionante. Uma bobina de ouro cintilante dá a esse visual uma sensação mágica que seria perfeita para qualquer evento que requeira um penteado que chama a atenção. Melhor para torções pequenas a médias.

fancy hairstyle with golden blonde Senegalese twists

Fonte



Os estilos de torção senegaleses dão à mulher um toque distinto e, ao mesmo tempo, protegem o seu cabelo natural. É realmente o toque perfeito para uma mulher moderna. Experimente qualquer um desses penteados de torção senegaleses hoje!