O que é perda de cabelo hormonal e como o desequilíbrio causa problemas de cabelo

A maioria de nós sabe que nossos hormônios afetam nossa energia, nosso humor e nossa pele (mais, muito mais), mas você sabia que nossos hormônios também influenciam a saúde de nossos cabelos'mais-42068 '>

Testosterona

A testosterona é produzida pelos ovários. A testosterona na quantidade certa é importante para a saúde feminina, desde seus impactos na saúde muscular e óssea até a libido. No entanto, precisamos que nossa testosterona seja mantida sob controle. Altos níveis de testosterona podem causar um aumento na produção de óleo (cabelo oleoso), bem como perda de cabelo.



Se você tiver queda de cabelo e queda excessiva, bem como ciclos menstruais longos (mais de 35 dias), ciclos anovulatórios, acne e hirsutismo (crescimento excessivo de pêlos no rosto, abdômen, etc.), todos eles podem ser sinais e sintomas de SOP , e essa possibilidade deve ser explorada.

Hair Loss And Testoterone

Instagram / @hannah_lagom

Estrogênio

O estrogênio é um dos nossos hormônios que geralmente tem uma má reputação porque, quando a produção ou o metabolismo do estrogênio está desequilibrado, pode causar uma série de sinais e sintomas, como alterações de humor, dor menstrual, sensibilidade nos seios, dores de cabeça, períodos pesados, coagulação e alteração na duração do ciclo.

No entanto, quando o estrogênio está em equilíbrio (nem muito nem muito pouco), é a estrela do show! O estrogênio melhora nosso humor, aumenta a libido, ajuda no sono, na concentração, na memória e melhora a neuroplasticidade.

O estrogênio também ajuda a estimular o crescimento do cabelo. Níveis saudáveis ​​de estrogênio ajudam a nutrir os folículos capilares e alimentam o crescimento de cabelos grossos e deliciosos. Baixos níveis de estrogênio podem resultar em cabelos secos e finos e, por um longo período de tempo, potencialmente em perda de cabelo hormonal. Produzimos estrogênio (especificamente estradiol) através da ovulação, por isso queremos garantir que nossos ciclos menstruais sejam saudáveis ​​e regulares para produzir níveis ótimos de estrogênio.

Progesterona

A progesterona é produzida pelos ovários após a ovulação. É um hormônio calmante que tem impactos positivos no humor, sono, pele e cabelo. A progesterona ajuda a baixar os altos níveis de testosterona, o que pode causar perda de cabelo hormonal. A única maneira de produzirmos boas quantidades de progesterona é ovulando. Se você não está ovulando regularmente (amenorréia, SOP, ciclos irregulares, pílula etc.), sua produção de progesterona é reduzida.

Progesterone And Ovulation

Instagram / @ balancing.nutrition



Tireoide

Nossos hormônios da tireóide afetam todas as células do nosso corpo. Se nossa tireóide estiver lenta ou lenta (hipotireoidiana), nosso funcionamento celular também diminui. Isso pode aparecer em sintomas como má digestão, fadiga, nevoeiro cerebral e também crescimento de pêlos. O hipertireoidismo (quando a tireóide está em overdrive) pode resultar em cabelos secos e quebradiços e perda / desbaste.

Stress / Cortisol

Todos nós ouvimos a frase 'estar tão estressado que você está arrancando os cabelos' (metaforicamente ou talvez até literalmente), mas às vezes o estresse pode causar perda de cabelo por conta própria (sem você puxá-lo para fora!). O estresse elevado e consistente causa níveis mais altos de cortisol, um hormônio secretado pelas glândulas supra-renais (glândulas endócrinas que ficam sobre os rins) em resposta ao estresse. Níveis altos de cortisol podem fazer com que os folículos capilares encolhem e podem resultar em textura seca do cabelo e queda de cabelo.

Post relacionado: Stress perda de cabelo e como pará-lo

Outras coisas a considerar

  • Ferro: baixos níveis de ferro estão associados à queda de cabelo. Certifique-se de que você está recebendo muito ferro biodisponível em sua dieta e suplementando, se necessário.
  • Proteína: Nosso cabelo é feito de proteína! Verifique se você está recebendo proteína completa suficiente em sua dieta para ajudar a nutrir e apoiar a saúde de seus cabelos (e a saúde geral!).
  • Pílula anticoncepcional oral: os progestágenos nas pílulas anticoncepcionais orais podem diminuir os folículos capilares e levar à perda de cabelo. A pílula também interrompe a ovulação, o que, como resultado, interrompe a produção de estrogênio (estradiol) e progesterona.
Hair And Hormones: Normal Balance

Instagram / @vivanaturalhealth

Se você está enfrentando problemas com alterações na textura do cabelo, perda de cabelo hormonal, oleosidade ou crescimento do cabelo (falta ou excesso), e tentou todos os produtos externos comuns, dicas e truques, e nada parece estar funcionando, é hora de olhe para dentro e considere que talvez algo esteja acontecendo com seus hormônios! Converse com seu médico e comece a investigar para ver o que pode estar causando alterações no seu cabelo.

Este artigo foi escrito por Lauren Curtain, praticante de medicina chinesa com foco em saúde e fertilidade para mulheres. Visite-a Página do Instagram para obter muitas informações úteis sobre saúde e bem-estar das mulheres, com base na medicina chinesa e nas pesquisas mais recentes.

Imagem em destaque via Instagram