Faça você mesmo tingimento de cabelo natural usando hena

Os amantes de henna constituem uma casta separada na indústria da beleza. Eles apreciam os presentes da Mãe Natureza em vez de procurar soluções sintéticas rápidas. De fato, a hena tem sido usada há séculos pelas mulheres para o crescimento, tratamento e coloração dos cabelos. Além de tons naturais profundos, ajuda a tornar os cabelos fortes, volumosos e saudáveis, nutrindo raízes e criando camadas protetoras para os fios em todo o comprimento. Então, o que você está pronto para mudar de vida? '-27366'>

A agitação das preparações

Para começar a tingir o cabelo de hena em casa, você precisa decidir a tonalidade desejada, que depende da cor inicial e dos ingredientes adicionais. Existem muitos produtos de hena natural em caixas inteligentes com paletas claras (EXUBERANTE, khadi e muitas outras marcas tornaram isso mais fácil). Se você quiser comprar a hena mais barata, esteja pronto para cores laranja avermelhadas profundas (se a inicial for clara) ou um tom ruge suave (se seu cabelo for muito escuro). Além disso, você pode misturar pó de hena para obter cores mais específicas. Aqui estão algumas idéias:



  • O pó índigo ajuda a obter uma cor mais escura. É também um corante orgânico forte que às vezes é chamado de Henna Negra. Ajuste as proporções de acordo com o tom desejado (de castanho a preto azulado).
  • O café também pode escurecer a hena, resultando em um tom mais marrom dourado.
  • O suco de limão ajuda a obter uma cor profunda da hena castanha em um curto período de tempo. Outros líquidos ácidos também fazem com que a mistura de henna libere sua tintura mais rápido, mas limões estão sempre à mão.
  • O suco de cranberry dá um tom vermelho médio à cor final.
  • O suco de limão fresco promete torná-lo mais escuro.
  • O chá de camomila forte torna a cor clássica de henna mais clara.
  • O suco de beterraba adiciona tons rosados. Use suco de beterraba quente na etapa final ao misturar hena.

Excluindo os famosos poderes de coloração do pó índigo, o impacto desses ingredientes adicionais é bastante sutil, mas pode realmente ajudar a obter o tom que você está procurando. Seja criativo sem danificar seu cabelo!

henna powder

Instagram / @liamarieart

Misturando Henna e Tempo de Espera

Quando você já comprou hena pura e escolheu ingredientes extras, vamos para a próxima etapa e comece a cozinhar uma mistura mágica:

  1. Pegue uma tigela de vidro ou madeira onde você pode colocar pó de henna e uma quantidade suficiente de água quente e ingredientes adicionais. A quantidade de hena necessária para um corante depende do comprimento e espessura do seu cabelo. Usuários experientes de henna aconselham a preparar mais mistura para evitar a escassez do produto no momento crucial.
  2. Usando uma colher ou bata, misture delicadamente a hena com a consistência de iogurte grosso. Adicione água gradualmente para evitar grumos e desproporção.
  3. Cubra a tigela com a ajuda de filme plástico ou papel alumínio e deixe descansar durante a noite em temperatura ambiente. Esse tempo é necessário para a liberação do corante. Você pode reduzir esse período facilmente colocando a tigela em qualquer lugar quente por algumas horas.
  4. Depois de passar o tempo necessário, adicione mais um pouco de líquido à mistura para restaurar sua consistência. E está tudo pronto!
henna mixing

Instagram / @adorned_henna



O processo de aplicação do Henna

Quando a mistura estiver preparada, é hora de começar! Os tintureiros especializados em hena para bricolage recomendam a aplicação de hena nos cabelos do segundo e até do terceiro dia para obter o melhor efeito. E não deixe de usar a camiseta doméstica mais desnecessária ou cobrir os ombros com uma toalha preta, porque a hena pode deixar manchas alaranjadas para sempre. Pronto?

Lente e suavemente penteie o cabelo levemente úmido. Comece a aplicar a mistura líquida com a ajuda de um pincel para colorir ou uma esponja pequena. Tome seu tempo e faça-o com cuidado para espalhar cada fio da raiz às pontas. Use clipes de plástico para separar o cabelo em seções. Use luvas para proteger seus dedos e unhas do tom laranja. Além disso, você pode aplicar vaselina na testa perto da linha do cabelo para evitar a coloração da pele.

Depois de terminar, junte todo o cabelo em um coque e cubra a cabeça com filme plástico, papel alumínio ou uma touca de banho especial. Opcionalmente, você pode usar uma toalha enrolada - algumas pessoas acreditam que o henna funciona melhor em um ambiente quente. Aguarde de 3 a 6 horas e lave toda a hena com água morna, seu shampoo e condicionador normais.

(Sopre) seque o cabelo para eventualmente ver o resultado. Boa sorte durante o momento mais responsável de todo o processo!

before after effect

Instagram / @dlyaruzhih

Dicas e Truques sobre o Henna

Tingir o cabelo DIY é sempre um negócio complicado. Estes pequenos segredos melhorarão sua técnica de coloração de hena em casa:

  • Se você não gosta de arriscar, tente a cor em uma pequena parte do cabelo antes de aplicar toda a mistura.
  • A principal desvantagem óbvia da hena é a secura temporária do cabelo, mas você pode lidar facilmente com esse problema. Aplique um pouco de óleo de coco, argão ou azeite ou produtos hidratantes especiais nas pontas ou em todo o comprimento antes de iniciar o processo de tingimento.
  • A adição de 1-3 colheres de açúcar à mistura de hena torna a aplicação mais suave e fácil.
  • Embora as cores do henna sejam permanentes, elas tendem a desaparecer em 4-6 semanas. Você pode economizar o brilho e o frescor da sua cor enxaguando o cabelo com suco de limão ou vinagre.
  • Se você não gostou da cor, sinta-se seguro para pintar o cabelo várias vezes, porque é absolutamente natural e inofensivo. Não use henna se você planeja experimentar várias cores sintéticas no futuro próximo, porque você terá que descolorir totalmente o cabelo para se livrar da sombra vermelha.
henna dyed hair

Instagram / @rebeccabujko



Henna é uma abordagem absolutamente alternativa na cultura de coloração de cabelo. Seus tons ricos e intensos parecem naturais, exclusivos e sedutores. Além disso, vegans, mulheres de cabelos brancos, senhoras com cabelos danificados após o uso de tintas sintéticas e pessoas que são alérgicas a eles são muito bem-vindos ao clube. Adicione um pouco de criatividade para encontrar os ingredientes certos e crie cores realmente profundas e únicas. Excluindo o efeito de tingimento, as máscaras de henna estão entre as melhores coisas que podem acontecer ao seu cabelo. A natureza é mais sábia que a química!