Um guia simples para o método Curly Girl

Por mais que as mulheres e meninas adorem exibir seus cabelos cacheados, todas elas admitem que isso vem com várias desvantagens. Além do constante frizz e desintegração, existem pontas duplas, emaranhados, oleosidade e quebra que continuam voltando, não importa o que você faça. O que muitas pessoas não percebem é que elas podem estar fazendo muito para manter seus bloqueios. Os cabelos naturalmente encaracolados precisam de uma rotina simples e eficaz para mantê-los limpos e brilhantes, sem causar danos. Por esse motivo, muitos criticam o método das meninas encaracoladas há anos e estão entusiasmados com os resultados.

Como surgiu o método CG

Esse método foi popularizado pela primeira vez em dezembro de 2001, quando a cabeleireira Lorraine Massey lançou seu guia sobre cuidados com os cabelos, Curly Girl: O Manual. Numa época em que os cabelos lisos eram o visual ideal para todas as mulheres, era considerado revolucionário abraçar os cachos. No entanto, poucos anos depois que o método CG se popularizou, o cabelo ondulado e encaracolado se tornou popular novamente.



Ideal para quem tem cabelos naturais e descontraídos, esse método sem cocô depende muito de géis condicionadores e modeladores isentos de sulfatos. O resultado são cabelos perfeitamente hidratados e cachos cheios e saltitantes. Se você já pensou em desistir do xampu ou está apenas procurando uma maneira de dar vida ao seu cabelo encaracolado, continue lendo para obter algumas dicas incríveis, cortesia da cabeleireira Lorraine Massey.

Curly Girl Handbook

Instagram / @curlyworldllc

Antes de iniciar o método Curly Girl

Antes de começar, é importante lembrar o que não usar. A umidade é fundamental aqui, então qualquer coisa que seca ou danifica seu cabelo está fora de questão. Evite shampoos e produtos para pentear que contenham sulfatos, álcool, fragrâncias e silicones não solúveis em água. Escovar os cabelos quando secos é o que leva a mais rupturas, então você deve parar de fazer isso. Pentear e modelar com calor devem ser reservados para circunstâncias muito específicas.

Para preparar seu cabelo, use um xampu clareador para livrar seu cabelo de toda sujeira, óleo e acúmulo de produtos, de forma que seu cabelo esteja completamente limpo quando você iniciar o método CG. Como você usa esse shampoo apenas uma vez, obtenha uma garrafa de tamanho de viagem ou uma amostra para reduzir o desperdício. Em seguida, livre-se de seu xampu antigo e comece sua busca por condicionadores sem sulfato e géis de estilo. E, finalmente, lembre-se de que nenhuma quantidade de hidratação pode trazer seus becos sem saída de volta à vida. Apare-os para realmente começar de novo e faça você mesmo para economizar dinheiro.

Depois de seguir todas essas etapas, você está pronto para começar.

Post relacionado: 10 produtos para cabelos cacheados que mudam o jogo

O método CG: lavar e ir!

Depois de molhar o cabelo, distribua o condicionador por todo o couro cabeludo e massageie-o completamente usando as pontas dos dedos, não as unhas. Isso estimula os folículos capilares e fortalece as raízes. Também elimina qualquer suor, óleo e caspa que se agarram ao couro cabeludo e permite que você os lave com mais facilidade. Em seguida, enxágue o condicionador completamente. Dependendo de quão seco seu couro cabeludo fique, isso pode ser feito apenas uma vez por semana.

Em seguida, distribua o condicionador pelo resto do cabelo e desembaraça-o lenta e suavemente, usando as mãos ou um pente de dentes largos. Comece pelas pontas e vá subindo à medida que remove todos os nós. Quando terminar, lave a maior parte do condicionador com água fria, pois isso selará a cutícula e reduzirá o frizz. Também é nesse ponto que você pode usar o pente para separar seu cabelo. A Massey recomenda uma parte lateral para evitar essa forma estranha de triângulo, mas a que você preferir funciona perfeitamente.

Washing Curly Hair Process

Instagram / @devacurl



Estilizando seus cachos

Este passo é diferente dependendo do seu tipo de cabelo. Aqueles com cabelos mais encaracolados podem aplicar produtos imediatamente enquanto o cabelo ainda está ensopado. Os cabelos ondulados precisam de pelo menos cinco minutos de tempo de secagem. Um condicionador leave-in também é recomendado como primeiro passo. Antes de aplicar o gel, verifique se ele é agradável e emulsionado, esfregando-o entre as palmas das mãos. Em seguida, remova-o com cuidado usando os dedos.

Quando todos os seus produtos estiverem prontos, reserve um tempo para realmente moldar seus cachos. Você pode fazer isso amassando-os para cima na palma da sua mão ou girando-os individualmente ao redor do dedo. Para quem tem cabelo mais crespo, sugere-se lavar e ir sem pentear ou aquecer.

Por mais tentador que seja, não toque no seu cabelo enquanto estiver secando. Isso não apenas arruinará os cachos, mas também causará frizz. Uma boa maneira de reduzir o tempo de secagem é se enrolando: enrole uma camiseta velha ou um pano de microfibra em volta da cabeça por 15 a 30 minutos. Se você estiver com muita pressa, use um transmissão até que o cabelo esteja quase seco para evitar danos sérios.

Styling Curls Process

Instagram / @tanyabeautyworld

Mantendo seu cabelo encaracolado

Comecemos pelo princípio, é extremamente importante que você dê ao seu cabelo algumas semanas para se ajustar. Anos de cuidados inadequados não podem ser reparados imediatamente, e seu cabelo pode parecer ainda pior por algum tempo. Seja paciente e lembre-se de que você não precisa desistir do xampu de peru frio. Use um pouco menos cada vez que lavar e emparelhe-o com o condicionador para facilitar a transição.

Quando estiver instalado, reserve um tempo para encontrar um ótimo cabeleireiro em caso de emergência. Faça sua pesquisa e faça as perguntas certas antes de decidir. Verifique se eles são treinados adequadamente para cortar seu tipo de cabelo e pergunte a eles quais produtos eles usam em seus clientes. Um estilista experiente saberá que camadas longas e arredondadas são melhores para cabelos cacheados e que cortes de navalha muitas vezes podem levar a pontas duplas.

Por fim, certifique-se de cortar o cabelo a cada quatro a seis meses, a fim de remover qualquer ressecamento ou dano que possa sobrecarregá-lo. Se você penteia o cabelo com frequência ou se cresce anormalmente rápido, corte-o com mais frequência. Considere também os benefícios de um corte seco, pois é mais difícil determinar como o cabelo vai enrolar quando estiver molhado e alisado.

Dry Cutting Process

Instagram / @the_organic_hair_salon



Exibindo seus bloqueios naturais e ondulados

Depois que seu cabelo se ajustou completamente à sua nova rotina e seus cachos agora estão mais saudáveis ​​e cheios do que nunca, a única coisa que resta a fazer é exibi-los. Lembre-se de que, embora todo tipo de cabelo tenha seu próprio conjunto de desafios, todos são bonitos à sua maneira. Por muito tempo, a indústria da beleza gastou inúmeras quantidades de tempo e dinheiro convencendo as mulheres a alterar completamente sua aparência. Com mais e mais pontos de venda incentivando mulheres e meninas a abraçar e até aprimorar o que é naturalmente deles, o manual da Curly Girl provou ser uma ferramenta incrível para ajudá-las a alcançar a confiança que desejam.

Produtos aprovados pelo método Curly Girl

Qualquer produto sem silicone e sulfato é aprovado pelo método CG. Como pode levar algum tempo para encontrar o que funciona melhor para o seu cabelo, nós do The Right Hairstyles compilamos uma pequena lista para ajudá-lo em sua pesquisa.

Products For Curly Girl Method

Como verificar se seus produtos são compatíveis com o método CG?

Se você estiver usando um produto não listado acima, não entre em pânico. Existe uma maneira fácil e rápida de verificar se seus produtos são aprovados por CG.

Tudo que você precisa fazer é usar esse site para inserir a lista completa de ingredientes do produto para o cabelo, separando cada um com uma vírgula. Depois de inserir todos os ingredientes, clique em “Enviar” e o veredicto estará a caminho!

Agora que você tem todas as ferramentas necessárias para destacar o melhor em seus cachos, permita que The Right Hairstyles dê algumas dicas extras sobre cuidados com os cabelos. Talvez você ainda não tenha certeza sobre o seu tipo de cabelo, quais cortes de cabelo funcionariam melhor para você ou como pentear sem causar danos. Felizmente, você pode encontrar todas as suas respostas aqui em este bloge certifique-se de se inscrever em nosso página do Facebook para se manter atualizado sobre as novas postagens.

Curly Girl Method Guide



Imagem em destaque via Instagram