Rotina My Zero Waste Hair Care com dicas e produtos essenciais
- Categoria: Cuidado Capilar
Você já olhou para a lista de ingredientes do seu último produto para penteados, more-39660 '>
Por que cuidar da sua pele e cabelos
A pele absorve tudo o que você coloca nela. Então, por que colocaríamos algo em um de seus órgãos que nunca colocaríamos ou em outro órgão dentro de nosso corpo?
Há dois anos, decidi colocar apenas no meu corpo coisas que também estava disposta a comer. Isso significava que toda vez que eu terminava um produto, procurava uma versão vegana, natural e livre de produtos químicos e plásticos. Se não conseguisse encontrar nada, faria sozinho!
Recentemente, no estilo de vida minimalista, questionei tudo: eu realmente precisava de um condicionador ou de máscaras de cabelo caras? O que faz mais sentido para o meu cabelo? Quais produtos naturais são bons para o meu tipo de cabelo especial e quais não são?
Instagram / @ suzanne.kristin
12 ingredientes que você deve evitar
A consciência parte de uma pesquisa. Vamos dar uma olhada nos bad boys mais comuns na sua lista de ingredientes.
- Álcool: Nem todo tipo de álcool faz mal aos cabelos. Verifique se o seu produto contém apenas tipos de álcool orgânico que começam com 's' ou 'c'. Estes podem hidratar o cabelo. Evite todo o resto.
- Lauril sulfato de amônio ou laurilsulfato de sódio (SLES) e laurilsulfato de sódio (SLS): Embora os sulfatos retiram os óleos do cabelo, eles também os deixam secos, 'nus' e vulneráveis a qualquer dano. O SLS também é responsável pela espuma, que pode levar a efeitos tóxicos.
- Fragrâncias químicas: Atenha-se a aromas naturais orgânicos e derivados de plantas.
- Cocamidopropyl Betaine: Um ingrediente que aumenta a espuma. Pode causar irritações na pele.
- Dietanolamina (DEA) e Trietanolamina (TEA): Estudos demonstraram que esses ingredientes podem causar câncer.
- Dimeticona: Este silício deixa seu cabelo brilhante, mas também o torna oleoso muito rapidamente. Também pode entupir os poros e, portanto, levar à perda de cabelo.
- Formaldeído: Outro ingrediente que pode causar câncer.
- Parabens: Eles são usados para matar bactérias. Estudos mostraram que os parabenos estão ligados para aumentar o crescimento de células cancerígenas.
- Glicóis de polietileno (PEG): É derivado do petróleo e geralmente contém subprodutos muito prejudiciais ao organismo humano.
- Palmitato de retinil: Pode causar irritações na pele e danos a outros órgãos.
- Cloreto de Sódio: Outro termo para sal. Evite se você tem pele sensível. Também pode levar à perda de cabelo e irritações nos olhos.
- triclosan: Este produto químico também mata bactérias. Pode causar câncer e danos no cérebro.
Zero resíduos e como usá-los
Lembre-se de que os produtos que utilizo funcionam para mim, mas podem não funcionar para você. Todo mundo tem sua própria estrutura capilar e você deve adotá-la do jeito que está. Não desista de cuidar do cabelo sem desperdício, se tiver problemas para encontrar o caminho certo para você; existe um caminho natural para todos!
Escovas e rotina matinal
Todos os dias eu incluo escovar os cabelos na minha rotina matinal. Primeiro, penteio qualquer frizz que fiz da noite para o dia com uma escova de madeira. As escovas de madeira orgânicas não contêm produtos químicos e deixam os cabelos naturais, que sua cabeça produz, nos cabelos. Certifique-se de encontrar um pincel de alta qualidade, pois as cerdas são lisas.
Segundo, penteio meu cabelo com uma escova de javali, como esta. Isso levará 10 ou 15 minutos, porque eu penteio cuidadosamente da minha linha do cabelo ao longo da forma redonda do meu couro cabeludo até os comprimentos do meu cabelo.
Depois de terminar, viro a cabeça e o cabelo de cabeça para baixo e faço o mesmo: pente cuidadosamente do pescoço ao longo da cabeça, comprendo os cabelos, depois viro o cabelo para trás e começo tudo de novo. Eu vou fazer isso 3 ou 4 vezes.
Não exerça muita pressão sobre a cabeça, pois as cerdas da escova do javali podem quebrar.
As cerdas não precisam ser feitas de javali, mas devem ser um material natural e macio, para que os óleos (chamados sebo) possam ser absorvidos e depois espalhados pelos comprimentos dos cabelos. Se você é vegano e quer evitar produtos de origem animal, recomendo esse pincel. Pode conter fibra de sisal ou agave. Verifique se ele não contém cerdas de qualquer outro material sintético.
Quando terminar e se parecer com a Medusa, use seu pincel de bambu ou madeira novamente para domar o cabelo.
Faça isso todos os dias e poderá se livrar de todas as máscaras e condicionadores capilares, porque dá ao seu cabelo exatamente o que ele precisa: os óleos que seu corpo produz exclusivamente por esse motivo - para proteger e cuidar do seu cabelo.
Shampoo e lavar o cabelo
Tente prolongar o tempo em que lava o cabelo. Abrace seus óleos naturais e seja grato por eles protegerem seus cabelos de qualquer dano, principalmente no inverno ou ao serem expostos ao sol.
Quando se trata de lavar, mantenha-o o mais simples possível. Tente encontrar um produto que não inclua nenhum ou muito poucos dos ingredientes nocivos mencionados acima. Se você tentar desperdiçar zero, posso recomendar sabonetes para o cabelo, por exemplo Sabonete em barra de shampoo de hortelã-pimenta. Algumas lojas oferecem também zero embalagens de resíduos.
Lave o cabelo apenas uma vez, nunca duas vezes. Isso é totalmente desnecessário e deixa seu cabelo super seco e vulnerável.
Post relacionado: 5 barras de xampu para cabelos com menor desperdício
Tratamentos capilares e condicionadores naturais
Depois de lavar, gosto de lavar o cabelo com vinagre de maçã orgânico, que misturo com água fria. Para uma lavagem, uso cerca de 100 ml de ACV e 100 ml de água. Sempre lave o cabelo com água fria para que a estrutura do cabelo fique firme e protetora novamente.
Quando saio do banho, amasso o cabelo cuidadosamente com uma toalha e aplico um pouquinho da minha mistura de óleo orgânico favorita. Eu apenas mergulho as pontas dos dedos, espalhando-as por todas as mãos e massageando suavemente as pontas dos cabelos. Seja muito minimalista aqui, ou parece que você coloca o cabelo em um balde de óleo. Certifique-se de comprar apenas óleos não refinados, orgânicos e prensados a frio.
Aqui estão alguns óleos que eu absolutamente adoro:
- óleo de côco (protetor de calor, repara os danos e quebra dos cabelos, ajuda a evitar a perda de cabelo, ajuda no crescimento do cabelo);
- óleo de argan (proteja seu cabelo do calor, nutra e hidrate, reduza os cabelos secos e quebradiços, reduz o frizz);
- óleo de mamona (muitos nutrientes: vitamina E, minerais e proteínas + controla a perda de cabelo, combate infecções no couro cabeludo, evita pontas duplas);
- óleo de jojoba (estrutura química se assemelha ao óleo que é produzido naturalmente pelo couro cabeludo, hidrata os cabelos profundamente).
Post relacionado: 20 Melhores Óleos Capilares para os Cabelos Perfeitos
Para obter mais dicas e truques sobre um estilo de vida saudável, minimalismo, zero desperdício de cabelos, veganismo, nutrição e um estilo de vida holístico, siga-me no Instagram e Youtube!