10 tipos de camadas de cabelo com um guia de estilo definitivo
- Categoria: Cortes de cabelo
Uma coisa sobre uma boa tendência de cabelo é que, se já foi tendência antes, será tendência novamente com o toque moderno. As camadas foram a moda dos anos 90, mas agora, em 2023, estamos voltando e revivendo a tendência de cabelos em camadas flippy, ralos, agitados e emplumados.
Por muito tempo, as camadas eram um estilo que muitos dos meus clientes se desviavam. O que muitos clientes não perceberam foi o quanto a forma, o volume e a textura podem complementar e realçar nossa silhueta natural. Normalmente, como estilista, ao adicionar camadas, faço isso para modelar, remover volume, criar movimento no cabelo, adicionar volume ou todos os itens acima.
As camadas são personalizáveis, dependendo de quão alto ou suave meu cliente deseja que seu corte de cabelo seja. Se meu cliente opta por um visual mais invisível e mesclado, como estilista, sei que camadas mais longas e menos volume são o caminho a seguir para criar suavidade no corte de cabelo. Considerando que, se meu cliente pede ousadia em seu corte, estou aqui para criar movimento no cabelo com camadas curtas a médias entrecortadas, finas ou onduladas.
Olhe através de diferentes tipos de camadas e prepare-se para dizer adeus aos cabelos lisos em favor de um penteado saltitante, texturizado e volumoso.
#1: Camadas Wispy
Um dos meus cortes favoritos é o corte fino. Quando penso em fino, penso em um visual leve e arejado. Se você quer um penteado leve e arejado, o corte fino é o caminho a seguir.
Eu personalizei esse corte adicionando franja, uma moldura de rosto pesada e camadas finas para criar um movimento suave e arejado para combinar com esse rosto feliz e despreocupado.
#2: Camadas Texturizadas
Todas as camadas são cortadas com uma navalha ou cisalhamento. O que torna uma camada texturizada é quando o interior ou as extremidades das camadas são cortadas com uma tesoura de texturização.
Texturizar as pontas depois de estratificar o cabelo ajudará a remover o peso que impede o movimento e o salto durante o corte.
Quando minha cliente reclamava do volume nas pontas, eu o removia adicionando camadas médias e texturizando as pontas para criar um balanço fino em todo o cabelo.
Nº 3: Camadas Flippy
Camadas Flippy são camadas que normalmente se espalham para fora do rosto, criando uma Look anos 70 “virado” . Para conseguir esse estilo, normalmente começo criando um corte de base quando o cabelo está molhado e, em seguida, sopro o cabelo.
O corte ainda não está finalizado ou virado, mesmo após o estouro. Quando o cabelo está completamente seco e penteado, entro e finalizo o corte com o auxílio da minha tesoura reta e tesoura texturizadora. Somente após o corte a seco é que as camadas serão invertidas.
Terminar com um corte seco após o penteado me permite ver a verdadeira forma do meu corte de cabelo. Não é possível ver a forma ou virar quando o cabelo está molhado. O estilo de corte e explosão andam de mãos dadas ao criar camadas flippy.
A tendência flippy em camadas não vive mais apenas nos comprimentos de cabelo médio a curto. Com o corte e o estilo certos, você pode obter o visual flippy da moda, mesmo com cabelos longos.
Flippy termina neste estilo dos anos 90 que dá aquela aparência de cabelo moderno, sem esforço e arejado.
Nº 4: Camadas irregulares
Este corte de cabelo ousado é criado incorporando baby bangs , uma moldura de rosto pesada e adicionando toneladas de camadas irregulares. Camadas irregulares são mais curtas e criadas para serem distintas, não misturadas.
Nº 5: Camadas emplumadas
Cortes de cabelo emplumados faça com que as camadas fluam para fora do rosto de maneira leve e suave. O foco principal aqui são as pontas.
Para o visual abaixo, removi o volume adicionando uma franja de cortina e afinando as pontas de uma forma que fazia o cabelo fluir para longe do rosto, criando assim uma ilusão de plumas.
Nº 6: Camadas Curtas x Longas
Cortes de cabelo com camadas curtas permitem espaço para volume especificamente em toda a coroa da cabeça. Isso deixa espaço para muito movimento e fluidez ao longo do corte. Lembre-se de que quanto mais longa a camada, mais pesadas serão as camadas. Em suma, camadas mais longas diminuirão a quantidade de movimento e volume no topo da cabeça.
Por exemplo, fui mais curto com as camadas no alto da cabeça dessa cliente para acentuar sua silhueta natural. Isso ajudou a criar uma aparência mais afunilada que envolve a área do queixo ao longo das pontas para realçar seus traços naturais.
E aqui, como as camadas são mais longas, há um volume mínimo na coroa. O fluxo desse corte reside nas pontas abaixo do queixo. Esse estilo é ótimo para quem deseja remover o volume enquanto cria um movimento mais natural nas pontas.
Se você deseja manter o comprimento ao mesmo tempo em que adiciona ressalto ao corte de cabelo, opte por camadas mais curtas em cabelos longos . Camadas mais curtas podem cobrir o rosto e virar para as pontas, criando um estilo de declaração que deve ser alto.
#7: Camadas Invisíveis
Se você gosta que sua cor seja o centro das atenções, opte por camadas invisíveis. Camadas invisíveis são exatamente isso: invisíveis. Eles estão lá, mas você não pode vê-los. Essas camadas são normalmente mais longas e a maior parte do trabalho é feita no interior do corte.
As camadas invisíveis destinam-se a remover o excesso de pêlos e criar um movimento natural. Este corte é ótimo para quem deseja um corte de cabelo mais natural.
Nº 8: Camadas de enquadramento do rosto
Camadas de enquadramento do rosto são camadas que envolvem seu rosto normalmente começando na linha do maxilar ou abaixo dela. Essas camadas suavizam visivelmente e podem acentuar suas características naturais. Este estilo de corte pode ajudar a afinar seu rosto para um toque geral lisonjeiro.
Nº 9: camadas de corte U vs V
Ao cortar camadas em cabelos mais longos, você pode acabar com uma forma de U ou, se se sentir ousado, um corte em V . A diferença torna-se proeminente na forma como o cabelo cai nas costas, dando a ilusão de um U suave ou de uma forma pontiaguda em forma de V. Quando o cabelo é puxado para a frente, as camadas mais curtas que você vê cairão mais como uma moldura facial abaixo dos ombros.
Nº 10: Camadas para cabelos cacheados
Camadas em cabelos cacheados ajudam a criar uma boa forma, melhoram o ressalto e, mais importante, evitam um visual desajeitado de corte triangular. Ao colocar camadas em seu cabelo cacheado, é importante escolher entre camadas mais longas e um shag encaracolado, que normalmente teria franja encaracolada e camadas mais curtas ao redor da coroa.
Nem é preciso dizer que é fundamental encontrar um estilista especializado em cortar cabelos cacheados e que não te ajude a escolher o melhor tipo de camadas, mas também ensine a rotina de penteados adequada a seguir.
Como estilizar suas camadas
Certifique-se de ter os produtos de modelagem certos para acentuar seu corte em camadas e criar um visual de salão em casa.
Eu gosto de usar cremes de cabelo em vez de sprays de cabelo quando se trata de blowouts. Eu me certifico de usar um creme antifrizz e um creme protetor de calor para alisar e proteger o cabelo durante a secagem.
Você pode usar uma escova redonda, escova de secador ou rolos de aquecimento para dar volume e ressalto ao seu corte em camadas. Termine passando os dedos pelas pontas do cabelo com um óleo de cabelo leve para suavizar e adicionar brilho à sua escova.
Coisas para lembrar ao obter camadas
Ao solicitar camadas, mostre várias imagens inspiradoras. Os estilistas podem visualizar melhor o que você deseja quando há uma imagem clara sendo mostrada.
Lembre-se que franja, moldura facial, camadas curtas, camadas longas são todos componentes para criar um estilo personalizado criado apenas para você. Não tenha medo de adicionar alguma textura ou movimento.
Se você tem medo, lembre-se de que nem todos os cortes em camadas precisam ser altos. Camadas naturais, longas ou invisíveis são palavras-chave a serem usadas ao solicitar uma variante mais suave de um corte de cabelo em camadas .
Não tenha medo quando um estilista usar sua tesoura de desbaste/texturização para fazer um corte natural. Essas ferramentas não têm apenas um uso. Eles podem criar suavidade e mesclar ou criar textura e picância.
Se seu cabelo é muito fino, mas quer ver camadas ou movimento em seu corte, recomendo usar franja ou armação de rosto pesada. Se o cabelo for fino e fino, pode ser melhor não cortar muito do interior para evitar que o cabelo fique com pontas esparsas e pareça ainda mais fino. Este não é o caso de todas as pessoas com cabelos finos. Se você tem pêlos grossos , você está livre para usar qualquer um dos tipos de camadas.
Ao adicionar camadas ao cabelo, lembre-se de que existem algumas camadas a serem evitadas com certos formatos de rosto. Se você tem um formato de rosto redondo , recomendo evitar camadas mais curtas ao redor do rosto, pois elas podem acentuar a redondeza. Considerando que, se você ficar com um corte em camadas mais longo, as camadas mais longas caindo abaixo do queixo ajudarão a alongar o formato do rosto. Sempre consulte seu estilista primeiro sobre o que funcionará melhor para seu tipo de cabelo e formato de rosto.
Se você está pensando em mudar completamente o seu estilo, mas tem muito medo de pintar o cabelo, fazer um corte de cabelo estiloso e moderno é a escolha certa para você. Cortes de cabelo em camadas são mais uma vez a tendência em alta, e por boas razões. Se você deseja remover o excesso de volume, adicionar ressalto ou obter algo que complemente mais o formato do seu rosto, as camadas sempre serão o caminho a seguir. É uma maneira fácil, rápida e elegante de mudar seu estilo e realçar seus recursos naturais. Corra, não vá a pé ao salão, o corte dos seus sonhos está esperando por você! E para mais dicas e informações, siga-me em @dreamhairbycelaa .